quarta-feira, 8 de agosto de 2012

       Alma x Espírito 




Se Deus fosse alma, Sua comunicação com os seres humanos seria diretamente da Alma Divina para alma humana. Isto é, de Coração para coração, de Sentimento para sentimento, de Emoção para emoção.
Então, poderíamos senti-Lo.

Se Ele fosse Matéria, Sua comunicação conosco estaria sujeita ao corpo humano. Ele Se apresentaria em forma humana, não apenas por um tempo como foi Jesus, mas por todo o tempo.
Então, poderíamos vê-Lo, senti-Lo e tocá-Lo hoje, como o fizeram Seus discípulos.
Como Deus é Espírito, Sua comunicação com a criatura humana está sujeita apenas ao campo espiritual. Do Espírito de Deus para o espírito humano, da Suprema Inteligência e Sabedoria para a inteligência humana. E isso só é possível por meio da fé. Fé aplicada na Sua Palavra.
A partir desse tipo de fé, fé exercitada e praticada em obediência à Palavra, a comunhão com Ele torna-se real.
Confesso que é algo difícil de explicar e mais difícil ainda de entender. Só quem já teve experiência pessoal com o Espírito Santo pode compreender.
Contudo, teremos um novo Jejum de Daniel, a partir do próximo dia 13 de agosto, quando os sedentos estarão chegando à Fonte e terão o direito de desfrutar o tipo de fé que produz benefícios eternos.
Medite neste ensinamento e descubra o segredo da fé que funciona:
“E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi.
Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo.”
 Mateus 21.28-31


   Fé e Imaginação



Fé inteligente não é tiro no escuro.
Crê-se no invisível para tornar possível o impossível.
Mas, é necessário associar a fé com a imaginação.
Fé é certeza. Porém, é impossível ter certeza de algo que não se imagina.
Sonhar, ter visão, profetizar (confessar) ou imaginar algo que se quer é obra do Espírito de Deus nos Seus servos e faz parte da fé conquistadora.
“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.” Joel 2.28
A fé do Espírito imagina o futuro materializado no presente. E mantém-se nesse objetivo até sua realização.
Por isso, a fé é a certeza de coisas que se esperam (coisa imaginada), a convicção de fatos que se não veem (fatos visíveis no sonho). Hebreus 11.1
Não há como separar a fé da imaginação.
Alguém genioso, difícil de se aturar, quer mudar seu comportamento por inteiro. Não quer ser mais temperamental.
Ao tomar conhecimento de que a fé em Jesus é capaz de fazer tudo novo, inclusive ser uma nova criatura, então nasce o desejo de mudar.
A partir daí, imagina-se a nova criatura dócil, humilde, alegre e cheia de paz.
Em seguida, busca-se, por meio da fé, usando seus recursos: meditação na Palavra de Deus, oração, jejum e, sobretudo, abandono dos pecados.
Essa ação da fé provoca a reação do Espírito Santo para gerar nela a nova criatura tão sonhada.
A partir do próximo dia 13 - segunda-feira - estaremos no 5º Propósito do Jejum de Daniel.
Serão 21 dias de jejum de toda e qualquer informação ou entretenimento mundano para imergir de corpo, alma e espírito no Oceano do Espírito Santo.
Esse propósito é somente para sedentos, determinados e definidos.
“...aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4.14

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Não nasce nem capim...




Jesus é a Palavra.
Crer nEle é infinitamente mais do que acreditar na Sua existência e seguir uma religião em Seu Nome.
Se isso fosse suficiente, a maioria cristã não teria vida tão fracassada.
Crer nEle implica em ouvir e obedecer a Sua Palavra.
Abraão não tinha Bíblia. Para ele ouvir e obedecer ao Senhor, Deus teve de emitir o som da Sua voz.
Mais tarde, o Senhor falou com Seus servos através de sonhos, visões e profecias.
Hoje, Deus fala apenas por meio de Jesus, A Palavra, através da pregação da Bíblia Sagrada.
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, através do qual também fez o universo.
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do Seu Ser, sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas…” 
Hebreus 1.1-3
Aceitar Jesus significa aceitar Sua Voz, Sua Palavra, colocá-la em prática, obedecê-la, enfim, submeter-se inteiramente a ela.
Os demônios creem em Jesus e até tremem.
Mas que diferença isso faz? Nenhuma.
É o mesmo em relação à maioria dos crentes. Creem em Jesus da mesma forma como os demônios.
Mesmo crendo em Jesus os demônios não obedecem. Assim também são os crentes rebeldes.
Creem em Jesus, mas não O obedecem.
Qual a diferença deles para com os demônios?
Nenhuma.
A vida de demônio não muda porque são eternos rebeldes. E a vida dos crentes rebeldes também não muda porque insistem na desobediência à Palavra.
Tiago desabafa com os crentes insubordinados:
“Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tiago 2.18
Em outras palavras: o que adianta dizer que crê em Jesus, e não obedecer a Sua Palavra?
Por acaso esse tipo de fé salva?
Por acaso esse tipo de fé muda a vida de alguém?
É por isso que muitos crentes oram, jejuam, louvam e defendem suas respectivas igrejas, mas suas vidas são como a terra árida. Não nasce nem capim.
Se Jesus é a Palavra, então há de se praticar Essa Palavra!
Isso vale mais do que qualquer jejum, oração, vigílias, frequência na igreja, enfim, vale mais que tudo.
Obedecer à Palavra de Jesus é seguir Jesus.
Fazer a vontade de Deus é praticar a Palavra de Jesus.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Quem o plantou no campo da fé? Sintomas do joio e frutos do trigo


Com o passar dos 34 anos, a igreja cresceu de uma forma gloriosa, e todos nós, que acompanhamos esse trabalho, temos vivido essa alegria e satisfação de ver os celeiros de Deus cheios de frutos das sementes que foram plantadas com muito sacrifício e dor. No entanto, com o passar dos anos, além do trigo cresceu o joio. Observamos que a Igreja Universal segue os passos do Senhor Jesus em todos os sentidos: nas vitórias, nas maravilhas, nas perseguições, nas tribulações, nos verdadeiros e nos falsos seguidores de Jesus.  

O trigo e o joio sempre estiveram presentes entre aqueles que se dizem de Deus. Mas como identificá-los, se são tão parecidos? Em um campo que se estende por todo o mundo, no qual encontramos frequentadores, membros, obreiros, pastores e bispos, quem é quem?

Sintomas do Joio

 1- Uma das características mais comuns do joio é a hipocrisia, ele não é verdadeiro, não é autêntico, as palavras que saem de sua boca não correspondem ao que está no coração. “Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniquidade.” Mateus 23.28

2- Humildade: esta palavra não existe no dicionário do joio. Observe que, se você segurar em uma das mãos, o joio é ereto, porque não há fruto dentro dele que pese e o faça curvar-se. O joio sempre se considera melhor do que os outros, nada do que os outros façam tem valor. O joio tem olhar altivo, ou seja, está sempre olhando os outros de cima para baixo, o orgulho lhe é peculiar, veja a situação do fariseu e do publicano, Lucas 18.9-14. 

3- É muito comum o joio fazer de tudo para prejudicar o trigo, a ponto de torturá-lo com calúnias e difamações, tentando destruí-lo, mas sempre de uma forma sorrateira e camuflada, mostrando-se sereno por fora, porém venenoso por dentro. A exemplo de Judas, que durante três anos conviveu com Jesus e os discípulos, e nenhum deles, exceto o nosso Senhor, é claro, percebeu sua verdadeira identidade de traidor e hipócrita.

Frutos do Trigo 

1- Já o trigo tem como característica marcante sua autenticidade. Ele é verdadeiro, sincero, de uma só palavra, "sim sim, não não", sua vida é um livro aberto, pois ele é transparente em tudo. Afinal, o Espírito de Deus é quem habita nele, sua luz brilha de tal modo diante dos homens, que glorifica o Pai celestial em suas atitudes e até ilumina quem está ao seu redor. Mateus 5.14-16 

2- Os frutos do trigo fazem a diferença entre ele e o joio, e com o peso desses frutos, o trigo acaba se curvando. Observe, quanto mais frutos do Espírito Santo no trigo, mais ele reconhece a grandeza de Deus em sua vida, diminuindo-se a cada dia, ele se enxerga como um bisturi nas mãos de um cirurgião. Veja que numa cirurgia bem-sucedida, o paciente sempre dirige seus elogios ao médico-cirurgião e nunca ao bisturi, ou à pinça, ou à tesoura que ele usou, não é verdade? Então, o trigo reconhece que precisa estar sempre bem afiado e esterilizado para ser usado pelo seu Criador. 

 3- A exemplo do Senhor Jesus, o trigo foi, é e sempre será perseguido, seja por aqueles que estão fora ou dentro, pois, ele segue firmemente as pegadas do seu Senhor, o qual já havia previsto isso em João 15.18-21.

 Voltando a falar do joio, ele se morde de inveja ao ver os frutos do trigo enchendo os celeiros do reino do nosso Deus, e aí se torna um aliado do diabo para perseguir e tentar prejudicar o trigo. Você é trigo ou é joio? Quem o plantou no campo da fé? Pense nisto. 

Deus abençoe a todos. 
Bispo Sérgio Correa